O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um alerta sobre um novo golpe, com uma lista falsa de benefícios negados do INSS, direcionado a aposentados e pensionistas.
O esquema atrai as vítimas com a falsa alegação de que seus pedidos de benefícios foram negados e que estão incluídos em uma lista fictícia de solicitações indeferidas.
A fraude foi detectada quando um segurado do Rio de Janeiro recebeu uma notificação de um oficial de Justiça, informando sobre uma ação judicial em seu nome.
A ação buscava reverter um suposto indeferimento de benefício previdenciário, alegando que o INSS havia negado o pedido e que existiria uma lista pública de benefícios não concedidos — informações que não condizem com a realidade.
O INSS esclarece que não há uma lista falsa de benefícios negados do INSS, pois os dados sobre os requerimentos são fornecidos exclusivamente ao segurado ou aos seus representantes legais registrados.
“A situação se destacou pelo fato de o cidadão ser notificado judicialmente e pela alegação de uma suposta lista publicada pelo INSS”, afirmou Flávio Souza, coordenador de gestão de benefícios da superintendência regional do INSS no Rio de Janeiro.
Souza ainda destacou que o INSS não compartilha informações sigilosas com terceiros.
Em caso de necessidade, o contato é realizado diretamente com o segurado por meio de SMS, notificações no aplicativo Meu INSS, ligações telefônicas, cartas registradas e rede bancária.
“Somente o segurado ou seus procuradores possuem acesso aos dados.
Portanto, é essencial desconfiar de qualquer estranho oferecendo serviços em nome do INSS”, ressaltou Souza.
O segurado pode denunciar essas situações no canal Fala.Br ou pelo telefone 135, além de poder acionar a polícia.
Ele reforçou que os serviços do INSS são gratuitos e acessíveis pelo site ou aplicativo Meu INSS, sem necessidade de intermediários.
Souza orienta que, caso o segurado busque auxílio, o faça com uma pessoa de confiança.
No caso de advogados, recomenda verificar o registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Uma pesquisa recente do Datafolha indica que ocorrem, em média, 4.678 tentativas de fraude financeira por hora no Brasil.
O INSS já identificou diversas outras fraudes contra aposentados e pensionistas, incluindo técnicas como phishing, roubo de identidade, uso de documentos falsos e criação de cadastros fictícios.
Para combater essas práticas, o INSS implementa medidas como o bloqueio de créditos suspeitos e suspensões de benefícios.
Com o uso de Inteligência Artificial (IA) para análise de dados, o instituto atua de forma preventiva e encaminha casos suspeitos às autoridades competentes para investigação.
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